Qualidade do Ar em Ambientes Internos

QAI

Qualidade do Ar em Ambientes Internos

A Qualidade do Ar em ambientes internos (QAI) deve ser avaliada com frequência, pois pode apresentar concentrações de poluentes muito mais elevadas que o ambiente externo caso a renovação de ar não esteja adequada.

Diversos estudos relacionam a qualidade do ar em ambientes internos com a produtividade dos colaboradores nos locais de trabalho. Além disso, a má qualidade do ar interno pode levar ao óbito. Portanto, sua avaliação é importante para garantir saúde aos ocupantes dos diferentes edifícios, bem como o ótimo desempenho das atividades laborais.

Por meio do monitoramento da QAI, torna-se possível o diagnóstico das principais fontes emissoras de poluentes no ambiente interno ou externo e proposição de medidas mitigadoras, cálculo da taxa de renovação de ar (NBR 16401/2008) e verificação do Programa de Manutenção Operação e Controle de sistemas de refrigeração – PMOC (Portaria 3.523 de 1998).

A Aires executa o serviço de avaliação da qualidade do ar interior em escritórios, indústrias, órgãos públicos, embarcações seguindo as Recomendações da Resolução ANVISA 09/2003, Compedium of Methods for the Determination of Air Pollutants in Indoor Air da US EPA com garantia da qualidade.

No Brasil, são aplicadas as seguintes normas técnicas:

  • Norma técnica 001: Método de Amostragem e Análise de Bioaerosol em Ambientes Interiores;
  • Norma técnica 002: Método de Amostragem e Análise da Concentração de Dióxido de Carbono em Ambientes Interiores;
  • Norma técnica 003: Método de Amostragem, Determinação da Temperatura, Umidade e Velocidade do Ar em Ambientes Interiores;
  • Norma técnica 004: Método de Amostragem e Análise de Concentração de Aerodispersóides em Ambientes Interiores.

Entre em contato consco